FIDELIO

Janaíne Paiva
3 min readAug 15, 2021

A coisa mais perto de mim sou eu. Assim começa o EP ‘FIDELIO’ da 1LUM3, cantora que carrego no peito, como amiga, há mais de dez anos. Ao longo desse tempo pude acompanhar de perto e de longe os sentimentos transeuntes da Luiza, a persona por trás de 1LUM3.

O nome do EP FIDELIO surgiu a partir do filme “De olhos bem fechados” (Kubrick), é homônimo à ópera de Beethoven. A ref ta aí, vale conhecer, o filme é incrível.

Quando fala do passado, me pergunto se sei de quem ela está falando. Aí entendo que não é mais sobre o outro, é sobre o que restou, mais sobre o resultado e não só sobre o percurso. O que sobrou depois de digerir tantos sentimentos, sabe?

O EP está sendo produzido desde o fim do ano passado (2020) e conta com seis músicas de diferentes produtores, gente muito talentosa também. Os visuais, outro primor. Olivia Yokouchi fotógrafa, a Djully Badu como diretora criativa e a Luz na beleza, que não leva luz só no nome. Todas amigas.

O que eu fui não deixou de existir.

Começa o remelexo, não fico mais presa às lembranças tentando entender quem fez o quê, só consigo sentir o suspiro. A inalação e exalação de gente que vem e vai. Eu te fumava com meus planos, meu vício mais particular. O arranjo de palavras que faz ping pong na minha mente.

Compõe lindamente a minha amiga. Fala baixo, quase um sussurro morno ao pé do ouvido. Se 1LUM3 fosse água, a gente estaria agora boiando estirados em estrela, só com o narizinho pra fora, enchendo o peito de ar pra manter o corpo na superfície.

E aí vamos saindo da água com a cabeça erguida, entre o prazer e a agonia de estar refrescada e com frio ao mesmo tempo. Enquanto ouço o EP fecho os olhos e sorrio, imaginando o quão especial vai ser curtir esse som com todo mundo deixando a cabeça cair de lado relaxada, igual a ela quando canta.

As palavras escalam esse caminho, o rasgado vindo do fundo da garganta, decididas a te tocar na alma. Os gemidos, suspiros, buzinas.

Estou cada vez mais parecida com mim mesma, é coisa boa demais de se perceber. A gente vive, se machuca, levanta, observa, chora e processa tanta coisa. O que resta disso tudo ainda é vida. “Levanta a cabeça, senão a coroa cai, princesa”.

Aí entra o ying yang da vida, você vai pedir, eu vou negar. Temos mais o que fazer, não só se lamentar. 1LUM3 enxerga o medo porque já conhece a sensação, agora a gente escuta o que ela sente.

FIDELIO foi lançado em plena sexta feira 13, assim como o clipe Meu bem meu mal, lançado 13 de março do ano passado.

Confiram, prestigiem, escutem, sintam. Vale o play e muito mais.

--

--